sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Nhoque da Mamãe Marluce

O nhoque da mamãe derretia na boca (é daqueles que predomina a batata na receita). Eu, particularmente, não gosto daquele tipo de nhoque que servem em alguns restaurantes que só tem gosto de trigo e parece que vai "colar" nossa boca ou nosso estômago). Ontem eu fiz uma das receitas de nhoque que a mamãe fazia. Essa receita foi tirada do site da Ana Maria Braga e o molho usado é de queijo. Eu substitui o molho mas ficou bom também.  Outra receita original da mamãe eu não achei ainda. Assim que localizá-la postarei aqui. O problema é que ela fazia todas as receitas de cabeça. Eu só tenho algumas que pedi para ela me ensinar e anotei.

NHOQUE DA MAMÃE

Ingredientes:
600g de batata cozida com água e sal e espremidas ainda quentes
02 xícaras de chá de queijo parmesão ralado fino
01 ovo
01 colher de sopa de manteiga
01 colher de sopa de farinha de trigo
sal e pimenta síria a gosto
02 litros de água para cozinhar os nhoques
Fio de azeite e sal para colocar na água
Farinha de trigo para polvilhar

Modo de Fazer:
Misture as batatas (ainda quentes) com o ovo, queijo parmesão, sal, pimenta síria e a manteiga.
Junte a farinha.  Coloque sobre uma superfície enfarinhada e vá polvilhando a farinha, amassando e misturando. Fica uma massa mole.
Pegue a massa aos poucos faça rolinhos compridos e corte pedaços de 1 cm
Enrole cada um na espessura do dedo polegar mais ou menos
Forre uma forma de alumínio com guardanapo e coloque as bolinhas de nhoque
Cozinhe o nhoque na água fervente com um fio de azeite até subir. Retire os nhoques que subirem com uma escumadeira e coloque na travessa e finalize despejando o molho da sua preferência. 

Neste coloquei o molho bolonhesa.  Ah! Não usei o queijo parmesão na preparação da massa do nhoque (substitui por queijo mussarela ralado). Também não usei a pimenta síria.

Dica: 
A quantidade da farinha de trigo irá variar de acordo com a batata. Se for mais seca usará 1 colher de sopa de farinha de trigo, senão, se for mais aguada precisará de mais farinha. Polvilhe somente o necessário para moldar os nhoques.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mar de Luz(c) 2010 - Implementação e Developed by Alvaro Coelho - Modelo Deluxe Templates