domingo, 21 de março de 2010

Pitombeira dos Quatro Cantos

Clube carnavalesco do coração da mamãe, a Pitombeira foi fundada em 1947 por um grupo de rapazes da rua do Amparo e dos Quatro Cantos que saiu pelas ruas da cidade alta sem camisa e segurando galhos de pitombeira (uma árvore frutífera nordestina). Em 1950, o grupo desfilou fantasiado pela primeira vez, vestidos de palhaços sem máscaras. Disputa anualmente com seu grande rival o Clube Elefante.

Vídeo com o ensaio da Pitombeira:


O estandarte da Pitombeira, criado em 1953, é um losango, contendo no centro um trecho da rua Prudente de Morais, nos Quatro Cantos, em Olinda e dois cachos de pitomba nas laterais.

Olha aí a mamãe orgulhosa ao lado do estandarte da Pitombeira. Ao seu lado sua irmã Neide, sua neta Cinthia (filha da Roseanne) e eu (sua filha caçula).

HINO DA PITOMBEIRA
O Hino da Pitombeira é uma das músicas mais executadas no carnaval pernambucano. Mamãe o cantava com muito orgulho.

Ouça o Hino




HINO DA PITOMBEIRA
Nós somos da pitombeira
Não brincamos muito mal
Se a turma não saísse
Não havia carnaval (bis)

Bate-bate com doce eu também quero
Eu também quero, Eu também quero
Bate-bate com doce eu também quero
Eu também quero, Eu também quero

Pitombeira só tem dez letras
E uma significação
Pitombeira é fruta besta
se compra com qualquer tostão (bis)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mar de Luz(c) 2010 - Implementação e Developed by Alvaro Coelho - Modelo Deluxe Templates